domingo, 14 de fevereiro de 2010

A minha Phalaenopsis


Lê-se FA-LÊ-NÓ-PSIS e ontem comprei uma pela primeira vez. São lindas e fáceis de cuidar.

Para quem gosta destas plantas, deixo aqui algumas curiosidades e cuidados a ter com elas:

As orquídeas do género Phalaenopsis são originárias do continente asiático. Existem muitas espécies, de variados tipos e milhares de híbridos, de todas as cores, formas e tamanhos. São as orquídeas mais cultivadas em todo o mundo pela sua beleza, a sua facilidade de cultivo e pela longa duração das suas flores.

Luz

As Phalaenopsis gostam de boa luminosidade mas não gostam de receber sol directo que lhe vai queimar as folhas. Estas devem estar semi-erectas e devem ter uma cor verde escura.

Temperatura

As temperaturas ideais devem estar entre os 16ºC e os 28 ºC. Atenção, para a planta florir deve haver uma variação de temperatura de cerca de 10ºC. Se mantiver a planta de Verão e Inverno sem grandes variações de temperatura, a planta cresce, mas não dá flores.

Rega

Pode regar uma Phalaenopsis de várias maneiras. Deve molhar as raízes e não as folhas. Se acumular água no interior das folhas estas podem apodrecer. Não coloque um pratinho por baixo do vaso. Este não deve acumular água. Ao regar, a água deve escorrer rapidamente pelo vaso, molhando as raízes. Deve regar uma a duas vezes por semana e quinzenalmente deverá colocar na água de rega um fertilizante próprio para orquídeas.

Cultivo

As Phalaenopsis podem ser cultivadas montadas (agarradas num suporte de madeira ou cortiça) ou num vaso. O vaso deve ser de plástico transparente. O substracto deve ser grosso e constituído principalmete por casca de pinheiro. As Phalaenopsis devem ser reenvasadas de 2 em 2 anos a seguir à floração.

Agora apresento-vos a minha Phalaenopsis ...




0 comentários:

Enviar um comentário