quinta-feira, 26 de abril de 2012

Pão caseiro

O post anterior abriu-me o apetite...e hoje meti as mãos literalmente na massa e fiz este pão para o lanche. Ficou delicioso...


Ingredientes:
(para a massa de levedura)
50g de água
5g de fermento de padeiro fresco
90g de farinha de trigo tipo 65

(para o pão)
280g de água
5g a 10g de sal (depende do gosto pessoal)
500g de farinha de trigo tipo 65

Modo de preparação:

Comece por preparar a massa de levedura: junte o fermento de padeiro fresco com a água aquecida, mistura sobre a qual adiciona a farinha. Amasse tudo muito bem até a massa ficar bem ligada e reserve num local morno, tapado com um pano de algodão, até dobrar de volume (cerca de 30m).

Quando a massa de levedura tiver dobrado o volume pode preparar a massa para o pão: junte o sal com a água aquecida, a farinha e a massa de levedura e amasse tudo muito bem até obter uma massa homogénea e bem ligada. Reserve a massa, coberta com película aderente, num local morno até que dobre o volume.

Após o período de espera molde o pão no formato desejado, e faça-lhe um corte na superfície, com a ajuda de uma  faca. Volte a reservar num local morno até que torne a dobrar o volume. Posteriormente, pré aqueça o forno a 180ºC, tendo o cuidado de colocar dentro um tabuleiro com água. A humidade criada será fundamental para que a crosta do pão fique crocante. Asse o pão durante cerca de 45m e retire de imediato quando estiver no ponto desejado, para que não endureça em demasia.

0 comentários:

Enviar um comentário